Paciente Oncológico – Como a nutrologia pode ajudar na sua qualidade de vida?

|

O paciente oncológico passa por uma série de desafios ao longo do tratamento, sendo que os aspectos nutricionais são muito afetados. O emagrecimento não intencional, a alteração do paladar por conta da quimioterapia e radioterapia, a redução da saliva e a mucosite oral, que provoca feridas na boca, prejudicam ainda mais as condições de saúde.
O acompanhamento com o nutrólogo é fundamental para tratar ou prevenir estes sintomas. O especialista pode recomendar alimentos, suplementos ou medicações para a recuperação do peso, que precisa estar dentro da normalidade, combater os déficits nutricionais, incluindo alimentos que estimulam a salivação ou até receitando o uso de saliva artificial, conhecida também como lubrificante bucal. 

Na Terapia Nutrológica Enteral, dietas especiais ou suplementos são utilizados para fins especiais em pessoas que estão desnutridas, ou possuem dificuldade em se alimentar pela boca, necessitando de sonda nasoentérica, gastrostomia ou jejunostomia. Saiba mais aqui.

Já conhece o site da Associação Brasileira de Nutrologia? Acesse.

Avenida 24 de outubro 650/sala 305 - Moinhos de Vento