Relação Qualidade de vida e alimentação

|
   Nos preocupamos com a nossa qualidade de vida? Nesse mundo frenético por trabalho, dinheiro, conquistas, tempo… será que nos permitimos ter qualidade de vida?!
   Devemos compreender que viver com qualidade é saber manter o equilíbrio no dia-a-dia, entre as pressões internas e externas, tornando-se mais consciente de si. O equilíbrio buscado deve ser tanto físico quanto psicológico.
  Não há dúvida de que este equilíbrio interfere na saúde, estando intimamente ligado à dieta, aos hábitos alimentares. e ao comportamento relacionado à alimentação. Maus hábitos e comportamentos influenciam nossa saúde, reduzem a vitalidade e a energia.
   Para mudar hábitos, deve-se deixar de lado as inúmeras desculpas. Não é fácil mudar costumes herdados e guardados na nossa memória; entretanto é necessária a conscientização e, após, a ação ,para incorporar, diariamente, novos hábitos alimentares e de vida!
   A principal desculpa dos tempos modernos é a falta de tempo! Nessa eterna luta contra o tempo que não queremos perder, desgatamos nossas relações interpessoais e a alimentação fica em último plano, recorrendo a lanches, salgados e refrigerantes. Comer rapidamente não permite que a mastigação seja feita corretamente, assim maior quantidade de ar é deglutido e juntos, prejudicam a digestão e absorção dos nutrientes. A saciedade não é percebida corretamente, e quando se pára de comer, percebe-se o mal estar por ter comido mais que o necessário.
   O tempo deve ser organizado de modo que se possa fazer uma alimentação equilibrada em qualidade e quantidade, mesmo na forma de lanches. Uma pausa para respirar, tomar um chá ou café….simplesmente aliviar as tensões ….
   Além disso, caminhe mais nas suas atividades diárias, pegue o ônibus na próxima parada, estacione o carro mais longe, troque o elevador pela escada…a mudança de hábitos na busca de melhor qualidade de vida começa de forma lenta e nas pequenas coisas, basta querer!
Padre Chagas, 140 - 5º andar / Moinhos de Vento - Porto Alegre/RS