Redução de doenças e mortalidade: Melhor preferir gordura ou carboidrato?!

|

Há algum tempo se estuda a relação das doenças cardiovasculares, como infarto e/ou isquemia cerebral, com os hábitos alimentares. Erroneamente, alguns estudos relacionaram o consumo de gordura saturada com aumento destas doenças, e uma hipótese tornou-se real. As recomendações atuais são para reduzir o consumo de gorduras totais na alimentação a no máximo 30% do total de energia, sendo as gorduras saturas reduzidas a 10% deste total.

Felizmente, nos ultimos anos , o número de pesquisas nestas áreas aumentou, e muitos artigos trazem o que eu já costumo recomendar no consultório há quase 10 anos…. não é necessário reduzir tanto a gordura! E sim, a gordura animal, saturada, faz bem à saúde!

Este foi o ultimo estudo publicado agora em 29 de agosto de 2017 num dos maiores jornais de Medicina, o The Lancet.  Resumidamente, eles incluiram 18 países, em 5 continentes e acompanharam mais de 135 mil pessoas por 7, 4 anos, avaliando seus hábitos alimentares, atividade física, e aparecimento de doenças cardiovasculares.

Esses pesquisadores demonstraram que o alto consumo de carboidrato (mais de 60% da energia total necessária) estava associado ao aumento da mortalidade tanto por doença cardiovascular (infarto e/ou isquemia cerebral) quanto outras causas de morte, como câncer.  Em contraste, um consumo maior de gorduras foi associado com um baixo risco destas mortes.

É muito importante salientar que um certo consumo de carboidratos, principalmente os complexos ( como integrais) é necessário como fonte energética, principalmente para prática de atividade física. Além disso, um baixo consumo (< 50% das necessidades totais) não tem relação com aumento de nenhuma doença crônica.

O estudo sugere que o excesso de carboidrato na dieta seja substituido por fontes de gordura e/ou proteína, e que as recomendações atuais das sociedades sejam revistas, já que o consumo de 10% ou menos de gordura saturada pode ser prejudicial à saúde.

Padre Chagas, 140 - 5º andar / Moinhos de Vento - Porto Alegre/RS