Promessas de Ano Novo!

|

“A partir do início do próximo ano, do início mesmo, de primeiro de janeiro em diante, sairei do sedentarismo; praticarei atividade física com regularidade, como jamais fiz até então em minha vida.

Cuidarei melhor da minha alimentação. Comerei apenas comida com pouco sal, livre de gorduras prejudiciais ao organismo, repleta de fibras, vitaminas e sais minerais e de fácil digestão, enfim, mudarei meus hábitos para melhor…”

Quantas vezes você já prometeu isso? Por quantos anos está postergando estas mudanças?

O que mais tenho escutado, ultimamente, no consultório é: “agora com as férias ficará mais fácil entrar na linha…fazer a dieta…praticar atividade física…” e aí eu pergunto: ” E depois das férias?” Férias  são por 10-15-30 dias no ano, e o resto?

É necessário se  conscientizar que a mudança deve ser perene, duradoura, para os 365 dias do ano, para todos os anos de sua vida…e isso implica em sacrifícios, em luta, em abrir mão de algumas ou muitas coisas, em sair da zona de conforto…. implica em realmente querer e decidir mudar, porque as doenças (e sejam elas obesidade, diabetes, pressão alta, colesterol alto, câncer,desnutrição…) não escolhem qual época do ano e qual ano vão aparecer e mudar sua vida…elas simplesmente aparecem e aí?! Algo que poderia ter sido evitado se você tivesse realizado sua promessa de ano novo….

E não é preciso mudar tudo de uma vez só, de um dia para o outro…podemos ir escolhendo prioridades, fazendo tudo ao seu tempo….quem nunca correu nem para pegar o ônibus não adianta prometer fazer uma maratona em 30 dias! Dificilmente conseguirá, podendo se lesionar e ainda aumentar a frustração…. escolha metas possíveis, dentro da sua realidade, se dê um prazo para cumprir elas e depois vá agregando metas novas….assim se faz uma mudança efetiva e duradoura!

Um professor meu da faculdade já dizia: ” quem não tem tempo agora para cuidar da sua saúde (praticar atividade física, ter bons hábitos alimentares) terá que arrumar tempo no futuro para cuidar de suas doenças”

Neste início de ano vale a pena refletir…e tomar uma atitude!

Padre Chagas, 140 - 5º andar / Moinhos de Vento - Porto Alegre/RS