Lanches saudáveis para criançada! Volta às aulas!!!

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Quem me acompanha sabe que não sou nutróloga pediatra. Minha formação sempre foi em adultos, mas volta e meia alguma paciente me pede uma dica para o filho, a avó pro neto…e essa semana o marketing do Hospital Ernesto Dornelles me solicitou uma matéria pequena sobre esse assunto: O lanche da escola!!!! Então segue o que recomendo:

Os lanches devem conter os nutrientes necessários para que as crianças cresçam saudáveis, pois a fase de crescimento é uma das mais importantes da vida.

Um dos nutrientes importantes para este crescimento são as proteínas, encontradas nos leites, de preferência integral ou semi-desnatado para as crianças, queijos, iogurtes, manteiga, requeijão. Por serem bastantes ativas, gastando muita energia, também é necessário o carboidrato como fonte desta energia,  de preferência os integrais, que são encontrados nos pães e bolachas integrais, na aveia, bolo caseiro feito com 2/3 de farinha integral.

Importante evitar ao máximo os industrializados, principalmente refinados e contendo muito açúcar, como bolacha recheada, suco de caixinha ou em pó. A alternativa ideal é a fruta in natura ou suco da polpa ou integral diluído em água…nessa ordem é onde encontramos os melhores micronutrientes (as vitaminas, minerais) e as fibras.

Os pais precisam ter criatividade e oferecer alimentos nem sempre preferidos pelas crianças, mas importantes para o organismo – vale acrescentar no bolo, no suflê, num suco misturando frutas e verduras, no mingau…

A leitura de rótulos antes de comprar o alimento garante escolhas mais saudáveis para toda família. Ao ler os ingredientes,evitar alimentos que contenham farinha branca, açúcar, sal em excesso, gordura vegetal…preferir os que possuem farinha integral, cereais, óleo vegetal ou gordura de palma.

E lembre-se, se necessário consulte com um nutrólogo pediatra.

Padre Chagas, 140 - 5º andar / Moinhos de Vento - Porto Alegre/RS