Como manter o peso no fim do ano?!

|
   Nesta época de festas de Natal, Ano Novo, confraternizações de empresas, amigos secretos…  como manter o peso e a alimentação saudável?
   Primeiramente, temos que nos conscientizar que Confraternizações não foram feitas para comermos enm bebermos…como o próprio nome já diz, é para confraternizar! A correria do dia-a-dia, o stress, o marketing da indústria alimentícia, os hábitos da vida moderna, todos estes itens  levam as pessoas a pedir comidas prontas, comprarem industrializados, tortas, doces com a intenção de servir bem a quem gostamos, quando deveríamos nos preocupar em expressar nossa admiração, carinho, respeito não através do alimento – que serve para nutrir nosso corpo – mas através dos gestos de abraço, carinho, beijo…então, antes de ir à uma festa, lembre-se do real motivo da confraternização:  expressar seus sentimentos através de boas atitudes, e não comendo tudo que lhe oferecem…
   Em segundo lugar, escolha o que pretende comer. Procure se informar do cardápio antes da festa e planeje sua alimentação baseada na dieta que está seguindo. Se não tiver escapatória e o cardápio é um rodízio de pizzas, se esforce para comer o mínimo necessário para te satisfazer. Hoje em dia os rodízios já oferecem buffet de salada, então priorize por ele! Lembre-se, comer em excesso causa mal-estar físico e psicológico (dores abdominais, náuseas, desânimo, sensação de impotência ou culpa), não deixando de ser uma auto-agressão ao seu corpo, que necessita de nutrientes para sobreviver, não de excesso de comida para estocar como se fôssemos passar por longos anos de jejum…
   Quanto às bebidas, escolha as menos calóricas. Prefira água ou suco natural, em último caso, refrigerante light. Se for brindar, limite-se realmente ao mínimo para o brinde, evite excessos, que além do ganho de peso podem causar náuseas, dor de cabeça, inchaços.
   Por último, mas não menos importante, se exagerou, paciência, perdoe-se e siga em frente. Nada de compensar pulando refeições ou comendo só alface e bebendo só água com limão no dia seguinte!!! Volte já na próxima refeição para sua dieta e compense na atividade física: caminhe 30 min a mais por dia, ande de bicicleta com a família nos parques, troque o elevador do seu prédio pelas escadas, desça 2 paradas antes da sua casa e vá a pé….enfim, mexa-se para gastar as calorias a mais que ingeriu…
Boas festas a todos!
Padre Chagas, 140 - 5º andar / Moinhos de Vento - Porto Alegre/RS